quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Parceria: Governo Anuncia novas obras em Caucaia


"O Dnit informou, ontem, em reunião do Agropacto, o início de mais duplicações em duas rodovias no Ceará"

Duas importantes obras iniciarão no próximo mês no Ceará, as duplicações da BR-222 e do Anel Viário partindo do município de Maracanaú até o Parque Tabapuá, em Caucaia. A informação foi anunciada, ontem, pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Guedes Neto, na reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária do Ceará (Agropacto), coordenado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faec).

"A situação das estradas federais, que cruzam com as estradas municipais, implica diretamente no transporte e no custo da produção agropecuária, daí a nossa preocupação em tomar conhecimento da realidade das obras em andamento e dos projetos para 2010", disse o coordenador do Agropacto, José Ramos Torres de Melo Filho, que é também o diretor de Infraestrutura e Logística da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

"O Ceará passa hoje por um processo de desenvolvimento que não acontecia há mais de 30 anos e, sem dúvida a duplicação do Anel Viário ajudará no escoamento da nossa produção até o Porto do Pecém, principal corredor de exportação no Estado e para onde estão previstos grandes investimentos", disse Guedes Neto. Orçada em R$ 188 milhões, com recursos oriundos do PAC, a duplicação do Anel Viário será a maior obra rodoviária do Ceará, nos últimos 25 anos. "Serão recuperados 32km de asfalto e duplicados mais 32km, perfazendo 64km de extensão, todo com pista de concreto, o que significa um custo de R$ 5 milhões por quilômetro", observa Neto. Nesta área, serão construídos três viadutos, canteiro central com mais de 10 metros de largura, o que permitirá, no futuro, novas intervenções. A obra fará a interligação da CE-020 com a BR-222, CE-040, CE-060, CE-160 e CE-165 até a Lagoa do Tabapuá.

A duplicação da BR-222 até o Pecém, que havia sido paralisada devido a problemas ambientais, que atingia as comunidades indígenas, já está com a licença prévia autorizada e com recursos assegurados. A obra será iniciada na segunda quinzena de março e deverá partir da rotatória do km 11, em Caucaia até o Porto do Pecém, também toda em pista de concreto.




Nenhum comentário: