quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Conhecendo a Secrataria de Articulação "SAP CAUCAIA"




Secretaria de Articulação Política - SAP tem como objetivo desenvolver a governança local solidária, como estratégia de articulação e mobilização social do Governo Municipal de Caucaia constituído por Redes sociais intersetoriais e multidisciplinar que se organiza territorialmente para promover espaços de convivência capazes de potencializar a cultura da solidariedade e cooperação entre governo e sociedade local, estimulando a articulação de parcerias baseadas nos princípios da participação, autonomia, transversalidade e na co-responsabilidade em favor do desenvolvimento local e da inclusão social.


• É importante ressaltar que o Município de Caucaia sempre foi governado pelo processo de gestão impositiva, vinda de cima para baixo sobre os cidadãos.


• O atual Governo Municipal de Caucaia sob o cuidado do Dr. Washington, vem procurando dialogar com a sociedade no intuito de fazer uma política participativa diferenciada, com inclusão, onde os cidadãos e cidadãs passem a serem sujeitos da construção de sua própria história no município.


• A Secretaria de Articulação Política – SAP sob a coordenação do Sr. João Bosco procura por em prática o modelo de gestão participativa no Governo Municipal de Caucaia construindo a intersetorialidade na máquina administrativa através do diálogo, ações conjuntas e a realização de Seminários nos Territórios com objetivo de construir diagnóstico participativo da realidade local.


• A SAP entende que fazer gestão pública é gerenciar os recursos que pertencem ao povo e para fazer esse gerenciamento o povo escolhe através do voto alguém no município para cuidar do patrimônio coletivo, cuidar das pessoas e zelar pelo bem estar de todos.


• Entende também que a forma mais democrática de exercitar esse cuidado é convidar os donos dos recursos, que é o povo, para participar, opinando e definindo políticas em beneficio da coletividade.


• Para obter o sucesso desejado a SAP compreende que é importante a presença da sociedade organizada, consciente e conhecedora de seus direitos e deveres para construir junto com o poder público uma gestão partilhada.


• Para a SAP gestão participativa é governo e sociedade civil conhecendo com profundidade as potencialidades, as oportunidades, as fraquezas, as ameaças e juntos encontrar alternativas e responsabilidades e dessa forma construir a partilha do poder.

Nenhum comentário: