quinta-feira, 17 de março de 2011

Contenção do Mar: Parlamentares de Pernambuco visitam obras em Caucaia


As obras de contenção do mar na Praia do Icaraí foram visitadas, nesta quarta-feira, dia 16, por uma comitiva de vereadores do Parlamento Metropolitano de Recife, Pernambuco. O representante do presidente da Casa, o secretário-geral Fábio Barros e Silva, e os vereadores Marcelo de Santa Cruz Oliveira e João Bosco Gonçalves da Silva vieram ao município de Caucaia para conhecer a moderna solução encontrada para conter o avanço do mar.

Segundo o vereador de Paulista (PE), secretário-geral do Parlamento Metropolitano de Recife, Fábio Barros, a experiência aplicada em Caucaia servirá para promover discussões sobre o problema de erosão costeira vivido na Região Metropolitana de Recife. “Soubemos da intervenção realizada na Praia do Icaraí e dos resultados positivos que já estão visíveis no local. Queremos levar essa experiência para um seminário estadual sobre o tema em nosso estado, em abril”, ressaltou Fábio Barros.

Os parlamentares pernambucanos foram recebidos pelo prefeito Washington Gois e seguiram para o Sesc Iparana, onde, às 9h30, foi realizada uma apresentação técnica da obra. Em seguida, todos visitaram o barra-mar, que consiste em uma contenção realizada com blocos de concreto dispostos em 11 degraus. Segundo o engenheiro supervisor das obras, Ronaldo Rocha, já foram construídos 640 metros do barra-mar, estado ainda em fase de conclusão mais 700 metros. Segundo o prefeito Washington Gois, a intenção da Prefeitura é buscar mais recursos para dar continuidade à obra, podendo chegar aos 6 mil metros de contenção, da Praia do Icaraí até a Praia da Tabuba.

A vantagem desse tipo de contenção, em comparação a colocação de pedras, construção de diques ou espigões, segundo o engenheiro consultor das obras de contenção, Marco Lyra, é que a intervenção não irá transferir o processo erosivo para outras regiões e ainda está devolvendo a área de praia ao Icaraí. “Esta é a quarta obra realizada no Brasil utilizando essa tecnologia, onde o resultado final foi exatamente o mesmo: contenção do avanço do mar sem transferir o processo erosivo para áreas adjacentes e recuperação do perfil com a engorda natural da praia. Com isso, pode-se afirmar que esta solução de engenharia é a menos impactante ao ambiente costeiro”, afirmou o engenheiro.

Nenhum comentário: