segunda-feira, 28 de março de 2011

Semace realiza em Caucaia audiências públicas sobre licenciamento ambiental da Refinaria


A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), realiza nos próximos dias 29 e 30 de março, audiências públicas para discutir o licenciamento ambiental para a instalação da Refinaria Premuim II, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Na próxima terça-feira (29), a audiência acontece às 17 horas na Escola de Ensino Fundamental Flávio Portela Marcílio (Rua 5, Conjunto Vicente Arruda, nº 23 – Itambé I), em Caucaia. Na quarta-feira (30), a audiência pública será realizada às 17 horas no Polo de Atendimento ABC (Av. Cel Neco Martins – Centro), em São Gonçalo do Amarante. Com os encontros, a população terá a oportunidade de conhecer os detalhes do projeto, principalmente no que diz respeito a geração de emprego e renda.

A expectativa do Governo do Estado é de que a licença seja entregue à Petrobras até 30 de julho. A data foi acertada entre o governador Cid Gomes e o presidente da estatal, Sérgio Gabrielli, durante reunião realizada em Fortaleza, no último mês de fevereiro. Ainda na reunião, Cid Gomes afirmou que com a entrega do documento se encerram as etapas que são da responsabilidade do Estado e permite que a Petrobras inicie os trabalhos de cercamento do terreno, supressão vegetal, terraplanagem e instalação do canteiro de obras.

De acordo com o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, até o próximo dia 30 de abril, os trabalhos de sondagem devem ser concluídos. “Provavelmente no dia 30 de abril o presidente Sergio Gabrielli volte para o Ceará para a assinatura do Termo de Compromisso. Nesse dia o Governo do Estado fará a doação do terreno a Empresa”, explicou. Ele acrescenta que segundo o cronograma estadual, está pré-datado para o dia 30 de maio a emissão da licença prévia do empreendimento, que será emitida pela Semace.

A Refinaria

Considerada uma das maiores refinarias de petróleo do mundo, a Refinaria Premium II no Ceará produzirá 300 mil litros de barris por dia e receberá investimento de US$ 11 bilhões. Segundo a Petrobras sua produção diesel servirá tanto para exportação como para atender o mercado brasileiro. As obras para sua instalação vão gerar cerca de 90 mil empregos diretos e indiretos.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / 3466.4898)

quinta-feira, 17 de março de 2011

Fundação Bradesco Caucaia: Dia Nacional de Ação Voluntária



Milhares de voluntários desenvolverão diversas ações gratuitas de prestação de serviços à comunidade em todo o País.

Alunos, pais de alunos, professores e funcionários da escola da Fundação Bradesco e da Organização Bradesco, além de pessoas da comunidade que atuam em diversas áreas, realizarão domingo, 20 de março, o Dia Nacional de Ação Voluntária. Serão desenvolvidas atividades gratuitas que deverão proporcionar milhares de atendimentos para os moradores da comunidade em torno da escola da Fundação Bradesco.

Em sua nona edição, o Dia Nacional de Ação Voluntária acontece simultaneamente nas 40 escolas da Fundação Bradesco distribuídas em todos estados brasileiros e Distrito Federal, nos Centros de Inclusão Digital (CIDs) e também em pontos de atendimentos próximos das unidades escolares.

Serão atividades de prestação de serviços ligadas às áreas de saúde, esporte, lazer, cidadania, cultura, educação e pesquisa, meio ambiente e animais, emprego e renda.

Algumas das atividades desenvolvidas:

• exames preventivos de saúde (medição de pressão, diabetes, etc)

• orientação sobre saúde bucal

• palestras sobre riscos do uso de drogas, prevenção de DSTs/Aids

• emissão de documentos (RG, CPF e Carteira Profissional)

• orientação jurídica

• oficinas de artesanato

• corte de cabelo

• mostras artísticas e gincanas, entre outras

Para a Fundação Bradesco, apoiar e incentivar o envolvimento de seus alunos em atividades voluntárias contribui para a formação de cidadãos participantes, sensíveis a questões sociais de sua comunidade. O mesmo acontece para as demais pessoas envolvidas, como parentes dos alunos e profissionais que residem próximos das escolas, que dedicam um dia inteiro para realizar ações que beneficiam, em sua maioria, pessoas carentes.

Fundação Bradesco Caucaia fica localizada na Av. Dom Ameida Lustosa, no Tabapuá.

Contenção do Mar: Parlamentares de Pernambuco visitam obras em Caucaia


As obras de contenção do mar na Praia do Icaraí foram visitadas, nesta quarta-feira, dia 16, por uma comitiva de vereadores do Parlamento Metropolitano de Recife, Pernambuco. O representante do presidente da Casa, o secretário-geral Fábio Barros e Silva, e os vereadores Marcelo de Santa Cruz Oliveira e João Bosco Gonçalves da Silva vieram ao município de Caucaia para conhecer a moderna solução encontrada para conter o avanço do mar.

Segundo o vereador de Paulista (PE), secretário-geral do Parlamento Metropolitano de Recife, Fábio Barros, a experiência aplicada em Caucaia servirá para promover discussões sobre o problema de erosão costeira vivido na Região Metropolitana de Recife. “Soubemos da intervenção realizada na Praia do Icaraí e dos resultados positivos que já estão visíveis no local. Queremos levar essa experiência para um seminário estadual sobre o tema em nosso estado, em abril”, ressaltou Fábio Barros.

Os parlamentares pernambucanos foram recebidos pelo prefeito Washington Gois e seguiram para o Sesc Iparana, onde, às 9h30, foi realizada uma apresentação técnica da obra. Em seguida, todos visitaram o barra-mar, que consiste em uma contenção realizada com blocos de concreto dispostos em 11 degraus. Segundo o engenheiro supervisor das obras, Ronaldo Rocha, já foram construídos 640 metros do barra-mar, estado ainda em fase de conclusão mais 700 metros. Segundo o prefeito Washington Gois, a intenção da Prefeitura é buscar mais recursos para dar continuidade à obra, podendo chegar aos 6 mil metros de contenção, da Praia do Icaraí até a Praia da Tabuba.

A vantagem desse tipo de contenção, em comparação a colocação de pedras, construção de diques ou espigões, segundo o engenheiro consultor das obras de contenção, Marco Lyra, é que a intervenção não irá transferir o processo erosivo para outras regiões e ainda está devolvendo a área de praia ao Icaraí. “Esta é a quarta obra realizada no Brasil utilizando essa tecnologia, onde o resultado final foi exatamente o mesmo: contenção do avanço do mar sem transferir o processo erosivo para áreas adjacentes e recuperação do perfil com a engorda natural da praia. Com isso, pode-se afirmar que esta solução de engenharia é a menos impactante ao ambiente costeiro”, afirmou o engenheiro.